A chegada do Benicio_ parte 3: a realidade do ciúmes

Quando esperava a Marta, sempre me perguntava: será que a Sofia terá ciúmes? Vamos dizer que a reação dela em relação à chegada da irmã não foi catastrófica: ficou umas semanas mais respondona, pouco colaboradora, resistente a tarefas, mas no geral nos deu pouca incomodação. A Marta era um bebê intenso, chorava e até hoje chora forte, alto, dói os ouvidos e deixa qualquer um em estado de tensão. Teve muitas cólicas e na época não se falava no milagroso Colikids (grande parceiro probiótico do Benicio). Nem todo esse panorama parecia tirar a Sofia do sério. Gostava de exibir a irmã aos amigos e mostrava ciúmes quando muitos ficavam em cima dela. Quando a Marta começou a frequentar a escola percebi que o ciúme começava a mostrar suas garras: aquele território que antes era só dela teve que começar a ser dividido. Ponto positivo é que este território já se tornou “velho conhecido” da Marta o que facilitou sua adaptação.

Foto: Giselle Sauer
Sobre a chegada do Benicio, vale dizer que em nenhum momento percebi o ciúmes sendo descontado nele, pelo contrário, ambas querem cuidar dele, cada uma do seu jeito e ele, na sua paciência, fica que nem um boneco. O que vi foram acontecer foi que as Triirmãs se juntaram e formaram dois movimentos de ciúmes: a guerra e a aliança. A guerra ficou escrachada quando num dia em que estava sozinha com os três de manhã, as duas estavam disputando um canto do sofá, se implicando, quando o Tribaby começa a chorar, vou ver o que há com ele, viro as costas e escuto berros. Sofia vem chorando dizendo que a Marta tinha mordido a barriga dela e logo a Marta vem dizendo: “a Soso batei” (bateu!). Aí quem começa a chorar sou eu (hormônios a mil), digo que fiquei triste com elas é que por aquele dia estava sem TV. Marta pergunta: mamãe chora? É feio brigar né? Entenderam por esse dia, chegaram da escola e nem pediram TV. Dia seguinte a Marta acorda e pede se pode ver TV e logo diz que não vai brigar. 
Foto: Giselle Sauer
Houve outro episódio de mordida na mesma semana.
O segundo movimento que falo é a aliança. Parece que se deram conta que podem se fazer companhia e brincar juntas: Sofia comandando a brincadeira e Marta orgulhosa de ter sido incluída na brincadeira. Tem horas que a Marta se impõe, tem horas que a Sofia não quer brincar com ela, mas quando encontram brincadeira certa, rende. Teve um dia que a Sofia falava do seu aniversario e a Marta ficou triste porque o dela ia demorar muito, Sofia sendo doce como só ela, sugere de fazer um pré-aniversário para Triirmã. Brincam muito de aniversário, cantam parabéns, montam o bolo, assopram vela. Brincam de escola também, coisa mais linda de ver. 

Desses dois movimentos já vejo um amadurecimento de cada uma com a chegada do irmão: Sofia começou a ler e escrever e Marta começou a fazer xixi no vaso. Sabia que a leitura ia acontecer, mas não assim tão rápido. O desfralde pensava em fazer no verão, mas quando ela pediu para fazer no vaso como a Triirmã faz, “menina grande”, não resisti, coloquei e fez. A psicanalista francesa Françoise Dolto fala que quando chega um irmão ocorrem dois possíveis movimentos: regredir para ficar como o irmão ou avançar para tentar se equiparar aos adultos. O melhor desses movimentos é que foram naturais e saudáveis e vieram para sinalizar que com o passar das semanas a novidade passa, o ciúmes ameniza e a vida segue. 

No meio disso tudo, temos o Tribaby Benicio super tranquilão, mamando horrores, crescendo, dormindo bem, sendo um bebê espetacular. Não é a toa que é o terceiro…vem de mansinho conquistando espaço, de olho bem aberto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s