Como lidar com o tempo longe? Uma ideia concreta para os pequenos

Ainda não comentei aqui, mas faz um mês que assumi o desafio de estar duas noites longe da TRIfamilia para retomar minhas atividades como docente em Bento Gonçalves. Mesmo sendo perto de Porto Alegre, o retorno após a aula se torna inviável. Como estou com atividades segunda e terça, durmo estas duas noites e retorno a quarta de madrugada.

Minha aflição era o TRIbaby: como reagiria? Seguirei amamentando? Ficará bem na escola? (Sim, ele já está na escola lépido é faceiro) Estranhará minha ausência? 

Assim eu levo o TRIO para a escola. Mal chego e já estou ajeitando mochilas para levá-los!

A TRIfilha mais velha se mostrou parceira e compreensiva. Levo ela na escola, almoçamos juntas e saio no ônibus das 16:00. A do TRIfilha do meio que estava se mostrando irritada, com muitos chiliques e contrariando muito e verbalizando coisas do tipo: “não quero que mamãe trabalhe!”.

Pensando nestas reações, conversei muito com ela, semanas a fio, até semana passada tive a ideia junto com ela: vamos colocar batom, tu escolhe as cores e eu vou deixar dois beijos de batom no espelho, de noite, na hora do banho, tu vai apagar só um. No outro dia, no outro banho, vai apagar outro, dai tu vai dormir e quando acordar a mamãe vai estar em casa (chego no maximo 6:30 de quarta).

Sorriso matinal que me acolhe quando chego

Expliquei pro TRIpai e fiquei na expectativa. Nas conversas com o TRIpai durante a minha saída mostraram que a Marta tinha entendido o combinado. Mandei fotos minhas dando aula também. Tava difícil dela entender o que fazia, precisava de algo mais concreto. A diretora da escolinha tem nos apoiado muito no olhar para com os pequenos e me sinalizou que semana passada parecia que a TRIfilha do meio estava mais tranquila com o assunto de “mamãe trabalha”.

Quando chego em casa, encontro este espelho lindo! Minutos depois a Marta vem correndo me mostrar, estava orgulhosa. O TRIbaby faceiro, nem se estressa e se agarra na teta. Sofia também muito feliz com a obra no espelho.

Mesmo sendo psicóloga, não tenho e nunca terei a resposta e a solução para tudo. Para chegar neste resultado foram semanas difíceis. Hoje quando sai deixei beijos em post its nas gavetas deles e expliquei que teriam que procurar e colocar um só na agenda hoje, amanhã igual. Essas surpresinhas deixam a espera mais lúdica, com menos ansiedade e de certa forma me deixa tranquila para seguir a minha carreira. Me sinto muito gratificada por ter uma parceria amorosa do TRIpaimarido que faz acontecer!

O TRIpai se vira TRI bem garantindo que o TRIO esteja tranquila com a minha ausência.

Anúncios

Um comentário sobre “Como lidar com o tempo longe? Uma ideia concreta para os pequenos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s