Limite com afeto

Semana passada estive palestrando o para uma plateia de pais do colégio do TRIbaby sobre limites. O convite era para um bate papo com as famílias da Educação Infantil tendo este tema como foco. Puxei minha experiência profissional e juntei com a TRIvivência e creio que desacomodei. Quando a coordenadora solicitou este tópico já adverti que ia desacomodar.

Falamos muito de autonomia e a sua importância nas diversas faixas etárias para a auto estima da criança. Imprescindível não parar para pensar no quanto construir esta linha tênue do limite com afeto é um desafio. Esta situação que consegui registrar (acho que vou ser massacrada por isso) é um aperitivo do que todos nós, pais, degustamos diariamente. Especialmente, este foi o segundo ataque de birra/busca de limite/xilique/piti que este ser humaninho viveu este dia. O que fazer? Nunca sabemos ao certo como reagir.

Eu levo sempre para o lado da autonomia, tipo: ah, acha que pode decidir sozinho, então tá, decide então. Nesta situação acima, ele aguentou firme, não cedeu. Já estava ficando tensa porque não vinha. Tivemos que intervir e pegar a “contra vontade”, resultado: choradeira, escândalo e a sensação de estar fazendo errado.

Nesta mesma linha, na mesma manhã, o TRIbaby empacou, deitou no tapete do prédio do TRIvô e não queria entrar. Dei a “chance” de decidir depois de virar as costas, encostar a porta, chamar, fazer ameaça eis que…. levantou e veio. Não tem fórmula, pode ser que outro dia não venha. O desafio é diário. Como dizer não sem permitir que experimente este não? Verdade que conforta saber que não estamos sozinhos nesta tarefa de criar filhos para um mundo, onde o limite é somente ajudar eles a entender até onde podem ir sem machucar ninguém e nem a si mesmos? Cada fase o limite na medida certa, sem sobrecarregar nem sofrer. Possível é, fácil, nunca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s